CINERAMA.BC - 3rd International Film Festival in Balneário Camboriú

O 3º CINERAMA.BC acontecerá de 1º a 5 de Maio de 2013. O evento tem como objetivo principal proporcionar uma imersão no mundo audiovisual e para isso são convidados realizadores e profissionais da indústria audiovisual. Dentro do festival, a Seleção Oficial é uma mostra competitiva que exibe filmes nacionais e internacionais de ficção e documentário, onde são premiados os melhores filmes com a Coruja de Ouro pelo Júri Oficial e pelo Público.

O evento busca dar a maior visibilidade possível a cada filme selecionado, por isso trabalhamos com uma seleção oficial concisa com, em média, 7 longas e 7 curtas-metragens por edição. A curadoria busca mostrar diferentes formas de sensibilidade em ficções e documentários de diretores consolidados ou estreantes.

O CINERAMA.BC também conta com as Mostras Paralelas:
- Festival Internacional de Novas Mídias – Novas formas de produzir e exibir audiovisual.
- Mostra Catarina – Curtas-metragens catarinenses ou relacionados ao estado de Santa Catarina.
- Sessão Corujinha – Sessão com filme infantil realizada em parceria com a Secretaria da Educação.
- Residência CINERAMA.BC – Debates com os realizadores dos filmes, Palestras diárias sobre o mercado cinematográfico, e Oficinas.

1 de mayo al 5 de mayo
VALE DO ITAJAÍ

Em Santa Catarina encontra-se o Vale do Itajaí. A região possui a maior densidade demográfica do estado. Sua população é composta, em sua maioria, por descendentes de europeus vindos no final do século 19 e início do século 20. Outra parcela é descendente de portugueses vindos em sua maioria das Ilhas Açorianas. Ainda assim esta população não tem acesso a filmes europeus, que estão diretamente ligados a sua cultura, e muito menos a filmes de outros continentes que apresentem novas formas de olhar o mundo. O Vale do Itajaí é um importante ponto de encontro da identidade cultural de Santa Catarina.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Localizada no delta do rio Itajaí, Balneário Camboriú é uma cidade que tem como principal característica a intensa exploração do turismo. Com suas praias e belezas naturais atrai grande quantidade de visitantes vindos do interior de Santa Catarina e de outros estados como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo e de países do MERCOSUL, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Esta configuração permite a realização de grandes eventos onde os participantes podem usufruir de boa hotelaria e aquecido comércio local. Possui uma população fixa de cerca de 100 mil habitantes e recebe mais de 1 milhão de turistas por ano. Com uma localização privilegiada, Balneário Camboriú tem acesso facilitado pela BR-101 duplicada, e pelas BRs-470 e 282. Próximo à cidade estão os aeroportos internacionais Hercílio Luz, de Florianópolis, distante 80km, e o de Navegantes, a apenas 17km. A cidade dispõe de aproximadamente 18 mil leitos distribuídos em uma sólida e diversificada rede hoteleira de 100 hotéis, além de centros de convenções bem estruturados. Todo o atendimento se destaca pela mão-de-obra altamente qualificada, que imprime um diferencial de qualidade em todos os serviços prestados.

A SALA DE CINEMA

Localizada no coração da cidade encontra-se uma grande sala de cinema de rua – o Cine Itália – com capacidade para 700 pessoas. No mesmo local encontra-se uma das maiores coleções de projetores cinematográficas da America Latina com exemplares que datam do pré-cinema. Infelizmente salas de cinema de rua no Brasil são cada vez mais raras e o Cine Itália tenta resistir com a realização de eventos especiais. É preciso que a sala seja novamente destinada ao seu objetivo inicial: a projeção de filmes cinematográficos. Assim, queremos aproveitar as qualidades da cidade e a existência de uma sala de cinema de tamanha importância para a manutenção da cultura nacional realizando um festival internacional de cinema com possibilidade real de expansão, se tornando um importante foco no cinema.
Balneário Camboriú, BRASIL

Inscripciones: 1 de noviembre al 31 de enero
Secciones Competitivas O Festival Internacional de Cinema é a principal janela do CINERAMA.BC onde são exibidos filmes que fazem sua estréia internacional ou nacional. São aceitos filmes brasileiros e filmes estrangeiros que participam de uma mostra competitiva. A curadoria busca apresentar filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade.
Secciones No Competitivas O Festival Internacional de Novas Mídias foi criado com o objetivo de reconhecer os novos meios de produção cinematográfica e os novos suportes de exibição. Concentra-se na sensibilização e expansão da produção independente nestes formatos e apresentar a possibilidade de novos.
Talleres A Residência Cineramabc é realizada com objetivo de criar novos espaços para o engajamento e produção de jovens criadores de obras cinematográficas. Será uma contribuição para a profissionalização de novos realizadores. O circuito de Palestras, debates e oficinas será aberto aos convidados e ao público em geral.
Otras Actividades A Mostra Catarina irá projetar filmes que tenham alguma relação com o estado de Santa Catarina (locação, música, naturalidade do diretor, produtor ou elenco ).

Curadoria do Público – É uma sessão onde o público escolhe um entre três longas-metragens de animação para assistir em película na tela grande.

Infantil – A sessão infantil traz programação para todas as idades.
Premios O júri oficial do CINERAMA.BC vai premiar, com o Coruja de Ouro 2012, filmes de longa-metragem (melhor filme, melhor direção, melhor atriz e melhor ator) e de curta-metragem (melhor filme). Já o júri popular escolherá o melhor filme em longa-metragem (o público receberá cupom de votação ao final de cada sessão da seleção oficial).

Compartir en Facebook