27 de novembro, 2017

Agenda MERCOSUL Audiovisual em Mar del Plata

O 32º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata albergou, mais uma vez, a entrega do Prêmio RECAM para a melhor obra cinematográfica do Mercosul, dentro do Concurso Latino-americano, por convite do INCAA da Argentina. Este prêmio foi reconhecido pelo MERCOSUL através da Resolução do Grupo Mercado Comum 28/2015, como instrumento para facilitar a circulação intra e extra Mercosul.

Nesta edição, o Jurado era composto por Lorena Bianchini, do INCAA, Sylvia Bahiense, da Secretaria do Audiovisual do Brasil, Augusto Netto, da Direção de Audiovisual do Paraguai, e Ângela Viglietti, do ICAU do Uruguai, contando com a coordenação da Secretaria Técnica RECAM e do INCAA, anfitrião representado pelo Coordenador Alterno Guillermo Saura.

O filme ganhador foi “Una mujer fantástica”, de Sebastián Lelio, por gerar no público uma reflexão sobre a realidade, vista pela perspectiva da dignidade e da convicção de uma pessoa diante da violência exercida nos diferentes âmbitos da sociedade. Além do Troféu, o filme também recebeu como prêmios as legendas em português, uma versão para não-videntes e outra para pessoas com hipoacusia, além de três mil dólares (USD 3.000,00) como compra antecipada (opcional – não exclusiva) para circular na Rede de Salas Digitais do MERCOSUL.

RECAM também esteve presente, por meio do Encontro Aberto “Agenda MERCOSUL Audiovisual”, onde as autoridades argentinas Julio Bertolotti e Guillermo Saura apresentaram os resultados alcançados ao longo de 2017, bem como os projetos pensados para 2018. Estiveram presentes as representações da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, sendo convocados os realizadores presentes em Mar del Plata, assim como a imprensa com acreditação para cobrirem o festival.  

Este tipo de atividades tem especial valor para os organismos integrantes da RECAM, pois aproximam os cidadãos das políticas públicas e promovem a integração cultural do audiovisual. 

Mais informações: set@recam.org

Compartir en Facebook