8 de julho, 2020

Pesquisa para artistas e profissionais da cultura: Como o COVID-19 está afetando você?

As indústrias criativas e culturais (ICC) são um dos setores mais afetados pela crise atual. As medidas de isolamento social adotadas para deter a pandemia estão afetando consideravelmente as indústrias culturais e criativas compostas, em sua maioria, por micro, pequenas e médias empresas e por artistas e trabalhadores autônomos, em grande parte informais. Esta situação requer políticas públicas urgentes para acompanhar as produções culturais e criativas a se recuperarem da crise e aproveitar as novas oportunidades que estão surgindo no cenário atual.


Neste contexto novo e incerto, é necessário contar com evidências estatísticas atualizadas para poder desenhar políticas públicas que respondam de forma mais apropriada às exigências atuais. Por este motivo, a Reunião de Ministros da Cultura do MERCOSUL (MERCOSUL Cultural), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) lançam uma pesquisa rápida sobre o impacto do Covid-19 nas indústrias criativas e culturais da região.


A pesquisa é direcionada tanto a donos(as) ou gerente de empresas criativas e culturais, como artistas e trabalhadores (dependentes ou autônomos) do setor. É composta por três partes: iniciando com o registro de informação geral do trabalhador ou da empresa; seguido pelas perguntas sobre o impacto da crise nas atividades criativas e culturais; e a terceira parte finaliza com perguntas acerca das políticas públicas que estão sendo tomadas ou que seriam necessárias para sair da crise.


É possível acessar a pesquisa por meio dos seguintes links:


Em português: https://pt.surveymonkey.com/r/GQNCTCH


Em espanhol: https://es.surveymonkey.com/r/X35F8CM


Completar a pesquisa não levará mais de 15 minutos. É completamente anônima e sua opinião formará parte do diagnóstico geral do setor. Nenhum detalhe pessoal será difundido. As organizações convocadoras se comprometem a compartilhar os resultados obtidos ao final da pesquisa e a manter os termos de confidencialidade da informação compilada.


Agradecemos desde já seu tempo e sua colaboração.


Fonte: Reunião de Ministros da Cultura (RMC) + info: bit.ly/EncuestaMC20

Compartir en Facebook