25 de novembro, 2025

RECAM participa da quinta edição do MAEF

A RECAM participou do Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, em sua quinta edição, realizado de 17 a 19 de novembro em São Miguel das Missões, RS, Brasil. O MAEF consolida-se como um espaço de mercado com rodadas de pitching, palestras da indústria e reuniões one to one.

Na agenda, na mesa sobre políticas públicas, o Ponto Focal do Brasil, André Araujo, apresentou as principais ações da RECAM, como o Acordo MERCOSUL de Coproduções e a Mostra MERCOSUL Audiovisual, atualmente presente em mais de 300 pontos no Brasil. Além disso, a RECAM participou com a apresentação da Plataforma Mercosul Audiovisual, realizada pela Coordenadora Nancy Caggiano, e do Programa de Fortalecimento de Coproduções, apresentada pela tutora argentina Carolina Alvarez, juntamente com a tutora paraguaia, especialista em distribuição, Tamara Terashima. Entre as atividades paralelas, ocorreu também a exibição de obras do catálogo Mercosul Audiovisual na Mostra de Cinema das Missões.

Prêmio RECAM

O júri foi representado por André Araujo, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, na presidência Pro Tempore do Brasil, com o anúncio realizado por Christian Gayoso, Autoridade de Paraguai.

Considerando a qualidade e diversidade dos 24 projetos selecionados, decidiu-se conceder um prêmio por país, consistindo em USD 500 para a internacionalização do projeto, além da acreditação no Ventana Sur 2025 para:

La caza y la pesca, de Victoria Andino, apresentado por Claudio Servín, do Paraguai. Pela solidez de seu conflito, a força de sua protagonista e a riqueza poética de sua locação, com a convicção de que resultará em uma obra cinematográfica reflexiva e profundamente comovente.

Las tormentas tropicales, de Camila Acosta, da Argentina. Por abordar as turbulências da amizade e do amor na adolescência, tratando com realismo e sensível tato a autovalorização e os processos humanos de construção dos vínculos interpessoais.

Tango Rosa, de Camila Bentancur, do Uruguai. Pela proposta que combina um olhar simples com uma história potente e necessária, de grande valor estético, histórico e social.

Alguns nomes ainda queimam, de Alexandre Mattos Meireles, do Brasil. Pela interessante apropriação do cinema de gênero para contar uma história com grande potencial de interesse e com uma abordagem criativa sobre importantes questões humanas.

Incorporação do Uruguai

Nesta edição, a Rede Entre Fronteiras anunciou a incorporação do Uruguai — país que nas últimas edições participou como convidado — e que, a partir de 2026, passará a integrar o MAEF como coorganizador, junto com Paraguai, Argentina e Brasil. A representação do Uruguai esteve a cargo de Florencia Ferrer, do Conselho Diretor da Agência do Cinema e do Audiovisual do Uruguai, como assessora da Indústria Audiovisual do MIEM Uruguai.

No encerramento, houve ainda outro anúncio: a confirmação de que a próxima edição será realizada no Paraguai, consolidando o protagonismo regional do país nas dinâmicas de integração e cooperação audiovisual da Tríplice Fronteira.

Mais informações: https://mercadoaudiovisualentrefronteras.com/

Compartir en Facebook