12 de novembro, 2025
2ª Mostra Mercosul Audiovisual celebra integração cultural em 367 pontos do Brasil
Teve início neste fim de semana a 2ª Mostra Mercosul Audiovisual, iniciativa promovida pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL (RECAM), no marco da Presidência Pro Tempore do Brasil.
De 8 de novembro a 7 de dezembro, o público poderá conferir uma seleção de 12 curtas-metragens de cinco países — Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Colômbia (país associado da RECAM) — distribuídos em duas sessões temáticas e exibidos gratuitamente em 367 pontos culturais de 250 municípios de todos os estados brasileiros.
Com o tema “Territórios e Paisagens em Transformação”, a Mostra celebra a diversidade cultural e o olhar sensível das novas gerações sobre o território e suas histórias. As exibições acontecem em cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas públicas e comunitárias, escolas, centros culturais, movimentos sociais, museus e unidades socioeducativas, além de salas verdes e pontos do circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
“A Mostra Mercosul é um espaço de encontro e partilha entre diferentes olhares da América Latina. Essas produções refletem nossas transformações, nossas memórias e a potência das novas gerações de realizadores”, afirmou Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual.
Para Thay Limeira, chefe da Divisão de Promoção à Rede Cineclubista e Educação da SAV, “levar esses filmes aos cineclubes, pontos de cultura, escolas, bibliotecas, centros culturais e muitos outros espaços que estimulam as ações culturais em suas comunidades é fortalecer o direito de acesso ao cinema e à diversidade cultural, ampliando as possibilidades de formação de público e de diálogo entre os povos”.
As exibições são organizadas de forma descentralizada pelos pontos exibidores, que têm liberdade para propor atividades complementares junto às sessões. Em muitos locais, o público também poderá participar de conversas, debates ou oficinas.
Programação
Sessão 1 — Infantil
A Menina e o Mar (Gabriel Mellin, Brasil, 18’, 2022)
No Están Solos II (Matias Maciel, Paraguai, 3’, 2024)
Casa na Árvore (Guilherme Lepca, Brasil, 8’, 2024)
El Intronauta (Jose Arboleda, Colômbia, 16’, 2020)
De Onde Você É? (Juan Cristiani, Uruguai, 2’30”, 2023)
Os Macarus (Julia Vellutini e Mateus de Jesus, Brasil, 7’, 2023)
Sessão 2 — Público geral
Dois Riachões: Cacau e Liberdade (Fellipe Abreu e Patrícia Moll, Brasil, 11’, 2021)
Keradó (Andrés Castillo e Diego Castillo, Colômbia, 15’, 2022)
Mita’i Churi (Elian Guerin, Argentina/Paraguai, 6’, 2024)
La Tierra Sin Mal (Sebastián Vecchione, Argentina, 9’30”, 2023)
Luthier (Carlos Gonzalez Penagos, Colômbia, 12’24”, 2023)
Movimentos Migratórios (Rogério Cathalá, Brasil, 14’, 2024)




