28 de junho, 2023
RECAM realiza mesa sobre Acessibilidade e entrega Prêmio no SMOF

A RECAM esteve presente na 6ª edição do SMOF (Stop motion our Fest), realizado de 20 a 26 de junho na cidade de Buenos Aires, Argentina. O evento internacional de animação tem um foco especial no Stop Motion e na América do Sul. Além de um importante espaço de exibição, também tem ênfase na formação de cineastas.
Uma atividade da RECAM foi a coordenação da Mesa Redonda sobre Acessibilidade Audiovisual, no Auditório da Universidad del Cine, na quinta-feira, dia 22, que contou com a presença de cineastas que compartilharam suas experiências sobre a produção de versões acessíveis de seus filmes. Estiveram presentes: Irene Blei (professora, cineasta RAMA e diretora do Festival Viva el Cine), Paola Michels (artista visual e diretora, entre outros trabalhos, do curta-metragem premiado pela RECAM, Las máquinas tristes), Dana Bustos (cineasta, ativista e defensora dos direitos das pessoas com deficiência), Agata Fornasa (professora, atriz e intérprete de língua de sinais) e Raquel Lemme (professora de LSA, mediadora, conselheira, membro do Conselho de Administração da ONG SEA Señas en Acción), com moderação de Nancy Caggiano (St RECAM).
A atividade contou com interpretação em Língua de Sinais Argentina (ASL) pela ONG SEA Señas en Acción. O público participou com perguntas dos alunos sobre as características técnicas e artísticas desses recursos, gerando reflexões sobre a perspectiva dos direitos e oportunidades de acessibilidade.
Prêmio de melhor curta-metragem do Mercosul
A RECAM também esteve presente na premiação, o Júri RECAM foi composto por Lorena Damonte da Argentina, Fernando Mourão Gutierrez do Brasil, Christian Gayoso do Paraguai e Luis Tunda Prada do Uruguai.
Por consenso, o júri decidiu conceder três prêmios, sendo o Prêmio de Melhor Curta do Mercosul nas Competições Oficiais para "La Sixtina" (2022, Colômbia), de Juan Camilo Fonnegra, por expor, com habilidade técnica, estética bem alcançada e um roteiro inteligente, problemas sociais complexos, como pobreza, consumismo e seu impacto no meio ambiente, questões que nos desafiam permanentemente na vida urbana. Seu enredo temático vai além do conceito de condição social para colocar a arte no centro da dignidade humana, buscando a restauração da própria humanidade. O prêmio consiste na legendagem em espanhol-português, na produção de uma cópia acessível a pessoas cegas e surdas e em USD 250 com o convite para circular nos circuitos de exibição não comercial da RECAM durante 2024.
Também decidiu conceder duas Menções Especiais. Trata-se de "Los mundos de Reni" (2023, Argentina), de Claudia Marcela Ruiz, por seu incentivo à leitura e ao jogo, no marco do início de um ciclo fundamental para as crianças, abrindo um mundo de fantasia e igualdade com elementos narrativos e identidades diversas. Destacam-se a habilidade técnica e a construção musical, além do precioso trabalho das vozes originais, que falam de relações, de momentos, das pequenas coisas da vida e de como elas podem ser tão incríveis.
E "Os Macurus" (2022, Brasil), de Julia Cristaldi Vellutini, pela aplicação precisa da técnica, que é apoiada por um trabalho artístico notável, gerando uma atmosfera ideal para o desenvolvimento de personagens que rapidamente se tornam cativantes, enquanto se movem em uma trama envolvente, educativa e de conscientização. Uma história que aborda a questão da poluição e nos permite brincar e aprender com a construção desse mundo fictício.
As menções especiais vão receber legendas em português com o convite para circular nos circuitos de exibição não comercial do RECAM durante 2024.
Mais informações em www.stopmotionourfest.com