São fortalecidos os laços dos profissionais audiovisuais do MERCOSUL

Chegaram ao fim as vinte e quatro Oficinas de Formação Técnica e Artística, organizadas pelo Programa MERCOSUL Audiovisual com financiamento da União Europeia e do MERCOSUL, realizadas em Assunção, Paraguai, com a participação de 120 profissionais audiovisuais dos países do Mercosul.  

 

A experiência, inédita no Mercosul, contou com uma alta participação de jovens profissionais da região, que buscavam, além dos conhecimentos técnicos, a construção de laços e redes que gerassem as condições necessárias para projetar ações em conjunto, tanto em termos de produção como de intercambio de conhecimentos. 

 

Além das próprias atividades das oficinas de formação, também foram feitas projeções de filmes e a análise em conjunto, enriquecendo ainda mais a experiência e contribuindo para sabermos mais sobre o patrimônio audiovisual da região.

 

Durante o processo das oficinas, foi-se formando um grupo para levar adiante a última oficina de Realização que tem como objetivo levar adiante a produção, rodagem e edição de um curta-metragem. 

 

As áreas de formação onde participaram os profissionais do audiovisual foram Direção, Fotografia, Som, Arte, Produção e Montagem, começando com uma oficina Básica de uma semana e terminando com a de Realização. Os orientadores das diversas capacitações foram Lelia Gonzalez, Rosa Teichmann, Marcelo Vernengo,  Victoria Panero, Luis Armando Arteaga, Peonia Veloz, Catalina Oliva, Pepe Gramatico, Martin Grignaschi, Javier Leoz , Emiliano Fardaus e  Rolando Pardo.

 

Estas oficinas fazem parte do Eixo 4 do Programa Mercosul Audiovisual, que visa  fortalecer as capacidades profissionais e técnicas (tecnológicas, comerciais e artísticas) do setor audiovisual da região e diminuir as assimetrias. O Programa MERCOSUL Audiovisual é um convênio de cooperação da União Europeia e do MERCOSUL desenvolvido no âmbito da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL (RECAM), o órgão consultor do MERCOSUL na temática cinematográfica e audiovisual. Possui um orçamento de um milhão e oitocentos e sessenta mil euros (1.860.000), dos quais um milhão e quinhentos mil (1.500.000) são financiados pela União Europeia e trezentos e sessenta mil (360.000) pelo MERCOSUL. A gestão cabe ao Instituto Nacional de Cine e Artes Audiovisuais (INCAA) da Argentina, conforme o Acordo de Delegação com o GRUPO MERCADO COMUM (GMC).

Conclusão Programa MERCOSUL Audiovisual

O Programa Mercosul Audiovisual completou seu período de execução operacional em 2015

Leia mais...

Agenda

Destaques

29

Reunião de Programação

Reunião de Pontos Focais sobre a programação da Rede de Salas Digitais do MERCOSUL

29/07/2015 al 30/07/2015

Video