20 de julho, 2022

Convite INCAA RECAM para o 13° Concurso Raymundo Gleyzer

Até o próximo 29 de agosto, o 13° Concurso Federal para Desenvolvimento de Projeto de Longa-metragem Raymundo Gleyzer está aberto. Esta iniciativa, que começou em 2006 e é um renomado laboratório de treinamento e tutoria especializada, visa promover a formação de profissionais do cinema nas áreas de direção, produção e roteiro e incentivar o desenvolvimento de projetos de diferentes regiões do país.


Projetos de filmes de ficção ou documentários que estão em fase de desenvolvimento são elegíveis para participar. A cota nacional para a competição é de no máximo 42, com 4 projetos por região para ficção e 3 por região para documentários. Além disso, até dois projetos de países da RECAM (Brasil, Paraguai, Uruguai) são convidados a participar do programa de mentoria (não do prêmio final).


Cronograma 


A pré-seleção dos projetos, as leituras dos jurados e as admissões ocorrerão entre setembro e novembro de 2022, e o treinamento acontecerá entre março e setembro de 2023, com uma metodologia híbrida em três etapas: regional, virtual e in loco, permitindo que as equipes trabalhem e avancem entre os períodos em que as clínicas são realizadas.


Seleção


O júri é composto por um representante de cada região. A paridade de gênero será levada em consideração, alocando 50% da cota para as mulheres e diversidades.


Inscrições RECAM


As candidaturas de projetos não argentinos devem ser apresentadas através da plataforma online INCAA, em espanhol, e deve ser fornecido comprovante de residência em um dos países do MERCOSUL


Assim que o Júri escolher os projetos nacionais e do MERCOSUL, a RECAM enviará a documentação necessária para se candidatar a BOLSA dentro do Programa de Apoio às Pequenas e Médias Empresas no valor de USD 500, a fim de facilitar a participação presencial. 


Antecedentes


Entre os tutores que historicamente participaram na formação dos concorrentes estão Jazmín Stuart, Maximiliano Dubois, Gabriel Medina, Santiago Carabante, Fernando Salem, Leonel D'Agostino e Natalia Smirnoff, entre outros profissionais de longa experiência.


Ao longo da história do Concurso, surgiram filmes de ficção como La botera (2019) de Sabrina Blanco, Selva (2021) de Iñaki Echeberría, Zombies en el cañaveral (2019) de Pablo Schembri, e os documentários El silencio es un cuerpo que cae (2018) de Agustina Comedi, Encandilan luces, viaje psicotrópico con los psíquicos litoraleños, de Alejandro Gallo (2019), Dhauragiri, ascenso a la montaña blanca (2017) de Guillermo Glass, entre muitos outros que posteriormente participaram de festivais internacionais representando o cinema argentino.


Mais informações

Bases: http://recam.org/_files/documents/bases13gleyzerincaa.pdf

Consultas sobre o concurso: celina.defranco@incaa.gov.ar

Consultas sobre a Plataforma: enlinea@incaa.gob.ar

Consultas sobre o apoio RECAM: setrecam@gmail.com

Compartir en Facebook