Eixos

Estudos da legislação no setor audiovisual nos países do MERCOSUL

O estudo de legislação comparada leva em consideração tanto a legislação específica do setor audiovisual de cada país, como a legislação transversal nos níveis nacional, regional ou internacional que afeta o setor em processo de integração regional.

Dentro do programa está sendo realizado um estudo da cadeia de valor do setor (produção, distribuição e exibição) que incluirá um diagnóstico e uma Análise SWOT (FOFA) da indústria audiovisual da Região: Um levantamento de mercado sobre o consumo audiovisual nos países do MERCOSUL e uma análise da incidência das novas tecnologias no modelo de negócios e no consumo cultural da população.

Implementação de Rede de 30 salas digitais nos países do MERCOSUL

O Programa propõe a criação e implementação de uma Rede de 30 salas digitais em funcionamento nos países do MERCOSUL, onde circularão conteúdos audiovisuais próprios da região. Para esta atividade, será identificado e diagnosticado um conjunto de salas de cinema com vocação cultural, e que sejam garantia de um funcionamento sustentável, e que também sejam adequadas para promover o acesso aos conteúdos audiovisuais do MERCOSUL, em especial em zonas mais desfavorecidas nesse sentido.

A rede de difusão do cinema no MERCOSUL será integrada por salas que respondam aos critérios fixados em Ata pela RECAM, em consenso e de acordo com os diagnósticos e levantamentos que surgirão de estudos particulares. Estes critérios se ajustarão estritamente aos critérios de responsabilidade pública, garantindo a emissão dos conteúdos audiovisuais da região para a maior parte da população.

Patrimônio Audiovisual do MERCOSUL

Será elaborado um plano regional para a conservação, restauração e digitalização de patrimônio audiovisual dos países do MERCOSUL. Este plano partirá do estabelecimento de um inventário dos filmes da região em colaboração com as cinematecas e demais organismos pertinentes. Em interação com as cinematecas da Região, será criado um plano estratégico, no qual serão definidas as ações específicas de restauração e digitalização, enquadradas no Programa. Com base nos filmes digitalizados pelo Programa, e outros filmes que já estejam previamente digitalizados, o passo a seguir corresponderá às cinematecas do MERCOSUL fixarem o primeiro catálogo de filmes emblemáticos do patrimônio audiovisual do MERCOSUL. Uma vez que a coleção de filmes restaurados esteja disponível em formato digital, será promovida a sua apresentação pública e posterior difusão entre as cinematecas e a rede de salas do MERCOSUL.

Uma das metas será o estabelecimento do Dia do Patrimônio Audiovisual do MERCOSUL, para fixar um dia emblemático na região, do ponto de vista do setor, e promover sua adoção por parte das autoridades do MERCOSUL.

Fortalecimento das capacidades profissionais e técnicas

O objetivo deste eixo é estabelecer um módulo de formação artística e técnica no Paraguai, com a expectativa de consolidar uma oferta educativa de nível para os audiovisualistas regionais e realizar 24 oficinas, com vistas a capacitar cem (100) pessoas em especialidades tais como: roteiro, fotografia, som, câmera, arte, encenação e direção de ator, produção e direção, etc.

Será uma oficina por país, destinada às PMEs do setor audiovisual, com o objetivo de oferecer maiores oportunidades de inserção e de competitividade no mercado audiovisual. Está prevista a concessão de bolsas para a participação nas oficinas.

Conclusão Programa MERCOSUL Audiovisual

O Programa Mercosul Audiovisual completou seu período de execução operacional em 2015

Leia mais...

Agenda

Destaques

29

Reunião de Programação

Reunião de Pontos Focais sobre a programação da Rede de Salas Digitais do MERCOSUL

29/07/2015 al 30/07/2015

Video