2 de dezembro, 2022

RECAM participa do 14º Ventana Sur

A RECAM esteve presente na 14ª edição de Ventana Sur, realizada de 28 de novembro a 2 de dezembro. O evento é o mercado mais importante de conteúdos audiovisuais da América Latina, organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) e o Festival Marché du Film - Cannes, que reúne diferentes atores da indústria audiovisual para promover a co-produção, o financiamento e a distribuição internacional de conteúdos latino-americanos.


Nesta ocasião, o júri da RECAM concedeu um prêmio na seção Primeiro Corte ao filme "Betânia" de Marcelo Botta (Brasil). Por sua relevância para nossa região ao retratar a vida atual de uma família e suas ligações com aspectos que dialogam com a cultura popular, religião, vida cotidiana e as dificuldades enfrentadas por pequenas comunidades de pescadores em território de águas profundas.


Em paisagens naturais de sonho, a protagonista reflete a tentativa de manter a memória, a identidade e as tradições em uma modernidade que se impõe. Assim, diante da ausência e da incerteza, surge a esperança da própria comunidade. O filme recebe legendagem em português espanhol ou US$ 500 para pós-produção com o convite para circular nos circuitos de exibição não comercial da RECAM Mercosul Audiovisual.


Paralelamente, foram oferecidas acreditações entre os participantes das Jornadas de Co-produção do Mercosul, como forma de dar continuidade ao grupo tendo em vista a próxima edição da Jornada em 2023. Também foi realizado um café da manhã de trabalho com os participantes presentes, que se tornou um importante espaço de intercâmbio.


O Ventana Sur recebe anualmente 3.000 participantes credenciados, incluindo mais de 250 compradores e vendedores dos cinco continentes, assim como representantes das mais importantes cadeias e plataformas internacionais. No mercado, eles podem se reunir com produtores de conteúdo em rodadas de negócios, sessões de pitching e reuniões individuais; eles também têm acesso a mesas redondas, atividades específicas para produtores com projetos em desenvolvimento, workshops, palestras e conferências sobre temas atuais com uma visão para o futuro.

Compartir en Facebook