3 de outubro, 2023

RECAM celebra sua 41ª Reunião Ordinária em Florianópolis

Nos dias 22 e 23 de setembro, foi realizada a 41ª Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM), na cidade de Florianópolis, Brasil, como parte do 27º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2023. Com a participação de autoridades da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, os principais temas da agenda foram o Acordo de Coprodução do Mercosul, a criação de um Fundo para Projetos em Desenvolvimento e a Plataforma Audiovisual do Mercosul.


O Comitê Jurídico da RECAM finalizou a elaboração de uma proposta de Acordo de Coprodução do Mercosul que busca incentivar as coproduções entre os países do bloco de forma mais flexível e moderna. O documento será submetido ao Grupo Mercado Comum (GMC) para obter a aprovação dos Estados Partes e iniciar os procedimentos legislativos correspondentes.


Além disso, foi aprovada a criação de um fundo para apoiar o desenvolvimento de curtas-metragens na região. Dentro do programa de trabalho da organização, foi dada atenção especial à Plataforma Mercosul Audiovisual, à Rede de Salas e aos prêmios RECAM em festivais de cinema. Em relação à acessibilidade audiovisual, foi anunciado que o VI Concurso de Boas Práticas da Sociedade Civil do MERCOSUL será aberto em outubro, assim como foram compartilhados os resultados do encontro entre os vencedores das edições anteriores.


No âmbito da Presidência Pro Tempore do Brasil, a Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga destacou: “Nossa agenda de integração perpassa um esforço conjunto de integração de superação das desigualdades, locais e regionais e da construção de estratégias para o desenvolvimento em bloco”.


Atividades no FAM


Como parte da programação do 27º FAM, as comemorações dos 20 anos da RECAM tiveram início com a mesa redonda "RECAM 20 anos: novas agendas para a integração", realizada em 22 de setembro. As autoridades compartilharam o panorama nacional da indústria audiovisual e sua estrutura institucional, relacionada às principais conquistas da agenda de integração regional e aos desafios futuros, incluindo a produção sustentável. O dia terminou com uma confraternização em comemoração ao aniversário da organização.


A Preservação Audiovisual no Mercosul também esteve em pauta com uma mesa redonda que contou com a presença de Mariana Avramo (Cinemateca Nacional INCAA); Joelma Gonzaga (SAv-Brasil); Maria Dora Genis Mourão e Gabriela Sousa de Queiroz (Cinemateca Brasileira); Hugo Gamarra Etcheverry (Fundación Cinemateca del Paraguay) e Mariel Balás (Laboratorio de Preservación Audiovisual del Archivo General de la Universidad de la República del Uruguay).


Houve também um espaço dedicado ao intercâmbio entre instituições e produtores sobre coproduções no Mercosul. As atividades culminaram com uma sessão da Mostra "Conversas FAM de Cinema", onde foram exibidos oito curtas-metragens, propondo uma reflexão e um debate sobre a infância e a condição da vida parental.


Compartir en Facebook