3 de novembro, 2018

Foi realizado o 1º Encontro em Acessibilidade Audiovisual do MERCOSUL

Na quinta-feira 25 e sexta-feira 26 de outubro aconteceu o 1º Encontro em Acessibilidade Audiovisual do MERCOSUL em Montevidéu, Uruguai. Como parte do Plano de Acessibilidade Audiovisual RECAM (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL) para pessoas cegas e surdas, o evento fue apresentado como um espaça de articulação, reflexão e intercâmbios.


O Encontro teve início com as palavras de boas-vindas das Autoridades RECAM, estando presente: Frederico Mascarenhas (Secretário do Audiovisual/MinC, Brasil), Guillermo Saura (Coordinador Alterno RECAM Argentina INCAA), Guillermina Villalba (Diretora do Audiovisual, Secretaria Nacional de Cultura de Paraguai), Martín Papich (Diretor ICAU, Uruguai) e Gisella Previtali (Coordenadora Unidade de Fomento Audiovisual, Prefeitura de Montevidéu). Depois da abertura, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio de “Boas Práticas da Sociedade Civil do MERCOSUL em Acessibilidade Audiovisual” aos projetos ganhadores do concurso: o "Festival Internacional de Cine Sordo de Argentina (FICSor)" representado por Jonhatan Hauber e "Festival VerOuvindo: Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife" do Brasil com um vídeo enviado por sua diretora Liliana Tavares.


Na primeira mesa do Encontro, que abordou a situação da Acessibilidade Audiovisual nos países do MERCOSUL, compartilhando quais são as políticas públicas desenvolvidas e em processo na região. Expuseram na mesa: Adriana Bentancor (Ministério de Indústria, Energia e Mineração, Uruguai), Federico Lezama (Prefeitura Montevidéu, Uruguai), Sylvia Bahiense (SAv, Brasil), Carla Mauch (Mais Diferenças, Brasil) e Begoña Grau (PRONADIS, Uruguai), a moderação foi realizada por Inés Peñagaricano (ICAU, Uruguai).


O tema tratado na segunda mesa foi o desafio na formação de tradutores e intérpretes, com a participação de Soraya Ferreira (Universidade de Brasília, Brasil) e Florencia Fascioli (Universidade Católica, Uruguai) que expuseram sobre os processos de formação dos profissionais na área. O Lic. Gabriel Soto, Presidente da União Nacional de Cegos do Uruguai, também integrou a mesa realizando a moderação.


A noite do primeiro dia do Encontro foi finalizada com a exibição acessível de curta-metragens patrimoniais restaurados, assim como do documentário “Locura al aire” (2018) de Alicia Cano e Letícia Cuba, também em sua versão acessível. A exibição ao ar livre aconteceu na Praça “Española”, actividade promovida pela Prefeitura de Montevidéu.


A Faculdade de Informação e Comunicação da UdelaR foi a sede do segundo dia do Encontro, na sexta-feira 26 de outubro. A terceira mesa, moderada por Lorena Pérez (Cinemateca Uruguaia), debateu sobre Acessibilidade e outros formatos: Patrimônio, acesso ao futuro e ao passado. Julieta Keldjian (Universidade Católica do Uruguai), Isabel Wschebor (UdelaR, Uruguai) e Luiz Henrique Mauch (Mais Diferenças, Brasil) expuseram sobre a importância de preservar física e sensorialmente o audiovisual, considerando as opções tecnológicas para este processo. Também foi apresentado um spot acessível para a celebração do Dia Patrimônio Audiovisual instaurado pela UNESCO, 27 de Outubro.


As Autoridades RECAM Uruguai, como Presidencia Pro Tempore, expuseram as reflexões e próximos passos em relação ao Plano RECAM em Acessibilidade Audiovisual, sendo um eixo estratégico de importância na agenda de trabalho do organismo regional. Entre as conclusões a destacar, se propôs realizar uma base de dados de obras acessíveis, se realizará um mapeamento e diretório das organizações, empresas e organismos da região, com intercâmbio de informações, e serão criadas duas comissões de trabalho (Capacitação/Formação/Acadêmica uma, e Tecnologia e Estudos de Caso, a outra) visando os preparativos do II Encontro, previsto para outubro de 2019 em São Paulo, Brasil.


Em todas as atividades do evento estiveram presentes intérpretes de língua de sinais uruguaia (LSU) graças ao apoio do Ministério de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai. Assim como programa foi entregue também em sua versão braille.


As fotos do Encontro estão disponíveis no Flickr da RECAM.

Compartir en Facebook