14 de novembro, 2022

Prêmio RECAM em Mar del Plata

A RECAM esteve presente no 37º Festival Internacional de Cine de Mar del Plata organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) da Argentina de 3 a 13 de novembro. Nesta edição, a RECAM mais uma vez concedeu o Prêmio ao melhor curta-metragem do Mercosul entre as competições oficiais.


O júri da RECAM, composto por Lorena Damonte (Argentina), Mussa Assunção e Érika Freddi (Brasil), Ever Enciso (Paraguai) e Sabrina Silva (Uruguai), concordou em entregar o Prêmio RECAM ao melhor curta-metragem: "Las habitaciones vacías", de Julia Pesce.

Por apresentar um retrato que problematiza o ideal da maternidade. Com atuações poderosas das protagonistas, e o frescor da menina que traz doçura à narrativa, o trabalho aborda a maternidade a partir de um lugar desconfortável que nos emociona e convida a refletir sobre os papéis da criação, exaustão, angústia, solidão e aquela ambivalência entre o que deveria ser e o que é realmente possível diante das responsabilidades e diante dos mandatos. Nos mostra a mulher, a mãe de outro ângulo, em que são confrontador o ser e o dever ser, onde a maternidade, o desenvolvimento pessoal, a transição entre o que é moralmente correto e o fato de existir são questionados.


O prêmio consiste na legendagem espanhol-português, uma cópia acessível para pessoas cegas e surdas e USD 250 com o convite para integrar o catálogo dos programas de circulação não comercial da RECAM durante o ano de 2023.


Também foi concedida uma menção especial a "Las arañas" de Sol Giancaspro. Por gerar, com um roteiro inteligente e edição atraente, uma proposta divertida que nos convida a refletir sobre uma das questões socioculturais mais atuais e altamente relevantes no contexto atual.  O documentário dialoga com o medo cibernético que trata nossos dados como uma moeda de poder. Ela nos apresenta um alerta para a sociedade como um todo, manipulada através do uso de redes sociais: uma realidade da qual fazemos parte e da qual muitas vezes desconhecemos.


O prêmio consiste em um subtítulo espanhol-português com o convite para integrar o catálogo dos programas de circulação não comercial da RECAM durante o ano de 2023.


Mais informações: www.mardelplatafilmfest.com

Compartir en Facebook