25 de maio, 2023
Mostra de Cinema do Mercosul

O Ministério Nacional da Cultura e o Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA), em colaboração com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL (RECAM), apresentam a primeira Mostra de Cinema do MERCOSUL na Argentina, que se realizará de quarta-feira 24 a domingo 28 de Maio.
A actividade terá um itinerário federal que inclui projecções no Cinema Gaumont, na Cidade de Buenos Aires; no Espaço INCAA Cine Teatro Oberá, província de Misiones; no Espaço INCAA Villa María, província de Córdoba; no Cine Packewaia, Ushuaia, província da Terra do Fogo, Antárctica e Ilhas do Atlântico Sul; e no Cine Teatro Imperial Maipú, província de Mendoza.
Serão exibidos conteúdos actuais da produção regional, muitos deles reconhecidos em festivais internacionais de cinema. A proposta promove o equilíbrio entre os países que integram o MERCOSUL, a paridade de género e temas que difundem a identidade da região.
O evento faz parte da gestão do primeiro semestre de 2023, em que a Argentina exerce a Presidência Pro Tempore do MERCOSUL, e tem como objetivo promover obras audiovisuais criadas na região e destacar o talento e a diversidade das produções cinematográficas geradas no bloco.
A programação é composta por longas-metragens de ficção e documentários, que serão exibidos juntamente com um curta-metragem em cada bloco, pertencentes aos diferentes sedes regionais da Escola Nacional de Experimentação e Realização Cinematográfica (ENERC) da Argentina e de outras escolas de cinema dos países membros do MERCOSUL. A mostra também contará com convidados especiais: os realizadores e produtores apresentarão os seus filmes e falarão com o público após cada projecção.
Algumas das produções selecionadas são El juicio, filme argentino de Ulises de la Orden, estreado na última edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim e recentemente premiado no Cinéma du Réel; Argentina, 1985, de Santiago Mitre, indicado ao último Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro; o paraguaio Jubentú, de Ricardo Morínigo; El visitante, do realizador boliviano Martín Boulocq, que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro na última edição do Festival de Tribeca; o filme brasileiro Saudade fez morada aqui dentro, de Haroldo Borges, vencedor do Prémio Astor Piazzolla para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional na última edição do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata; o filme colombiano Develaciones, un canto a los cuatro vientos, de Nube Sandoval, Bernardo Rey e Iván Benavides; o filme peruano La danza de Los Mirlos, de Álvaro Luque - reconhecido pelo prémio da sua primeira curta-metragem, Lux, no Cinema Curta do Rio de Janeiro -; Fiebre, Fiebre, de Elisa Eliash, um filme chileno premiado em 2015 no Festival de Argumento de Valdivia, seleccionado para o XLab Project Lab em Valparaíso em 2018, e vencedor de dois prémios Work in Progress na 52ª edição do Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar e na 26ª edição do Festival Internacional de Cinema de Valdivia; La teoría de los vidrios rotos, do realizador uruguaio Diego Fernández, vencedor de dois prémios no Festival de Cinema de Gramado; María y el Araña, uma co-produção entre Equador, Argentina e França da realizadora María Victoria Menis, que ganhou o Fonds Sud Cinéma em 2010, além de ter recebido uma menção na secção Work in Progress do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata em 2012; entre outras produções.
A RECAM é formada pelos organismos cinematográficos e audiovisuais da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, juntamente com os Estados associados da Bolívia e do Chile. Nesta ocasião, a Colômbia, o Peru e o Equador participarão como convidados especiais.
Criada em 2003 no âmbito do Grupo Mercado Comum, a RECAM tem como objectivo promover a integração regional através da indústria audiovisual. O seu Programa de Trabalho inclui a circulação, a formação, o patrimônio e a acessibilidade audiovisual.
LOCAIS DA MOSTRA DE CINEMA DO MERCOSUL
• Cine Gaumont, Sala Leonardo Favio, Rivadavia 1635, CABA, Buenos Aires
• Cine Teatro Imperial Maipú, Pablo Pescara y Perón, Maipú, Mendoza, Argentina
• Cine Packewaia, Base Naval Yaganes S/N, Ushuaia, Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur.
• Espaço INCAA Cine Teatro Oberá, San Martín 1049, Oberá, Misiones
• Espaço INCAA Villa María, Avenida Sabattini 200, Villa María, Córdoba
A entrada é gratuita até se atingir a lotação máxima. Os bilhetes no Cinema Gaumont podem ser retirados meia hora antes de cada sessão.
Fonte e mais informações: http://www.incaa.gov.ar/llega-la-muestra-de-cine-del-mercosur