27 de outubro, 2022

Dia Mundial do Património Audiovisual 2022

No Dia Mundial do Património Audiovisual, a RECAM na sua Presidência pro tempore Uruguai, apresenta uma peça audiovisual que destaca as identidades associadas ao mundo rural como um elemento comum e a sua capacidade de representar versões de temas e territórios. Com esta peça, os documentos audiovisuais são exibidos reconhecendo o seu valor como parte integrante da identidade e da diversidade cultural.

O Dia Mundial do Património tem sido comemorado pela UNESCO desde 1980, a fim de sensibilizar para a importância dos documentos audiovisuais e de destacar o trabalho dos profissionais e instituições responsáveis pela sua preservação. A Recam aderiu a esta celebração desde 2013 como um dos resultados do eixo Patrimônio do programa Mercosul Audiovisual de cooperação com a União Europeia.

As imagens foram disponibilizadas graças à colaboração do Archivo General de la Nación e Cinemateca Nacional /INCAA, do Centro Técnico Audiovisual / SNAv Brasil, INAP, SNC e Ramiro Gómez do Paraguai e do INCAU e Lapa AGU Archivo General de la Udelar.

Mais informações: www.recam.org e www.unesco.org/es/days/audiovisual-heritage

Descrição da imagem: vídeo com imagens de arquivo, em preto e branco e a cores, intercaladas com pessoas, objectos, animais e paisagens de identidade rural.

Argentina

La Rioja. Estampas Argentinas (1969). Archivo General de la Nación

www.argentina.gob.ar/interior/archivo-general-de-la-nacion

Brasil 

Selección vida rural CTAv Brasilianas. Cantos de Trabalho. Música Folclórica Brasileira, Carro de bois (1974) A mão do povo (1975)  O Cajueiro Nordestino (1962) entre otras.  

www.youtube.com/c/ctavcinema y http://ctav.gov.br/

Paraguay 

“Tierra Roja” (2006) y “Frankfurt Español” (2008) Documentales de Ramiro Gómez

https://www.inap.gov.py/

Uruguay  

“Como estudian y trabajan los niños en el campo” (1941) y “Del pingo al volante” (1929) 

https://archivosdocumentales.udelar.edu.uy/

Compartir en Facebook