23 de outubro, 2018
Começa o 1º Encontro em Acessibilidade Audiovisual do MERCOSUL

Começa o 1º Encontro em Acessibilidade Audiovisual do MERCOSUL
Na quinta-feira 25 e sexta-feira 26 de outubro acontece o 1º Encontro em Acessibilidade Audiovisual do MERCOSUL em Montevidéu, Uruguai. Como parte de la Plano de Acessibilidade Audiovisual RECAM (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL) para pessoas cegas e surdas, o evento é apresentado como um espaça de articulação, reflexão e intercâmbios.
O Encontro integra as atividades do semestre presidido pelo Uruguai no MERCOSUL e é organizado pelo ICAU Direção de Cinema e Audiovisual Nacional, junto com a Oficina de Gestão Audiovisual da Prefeitura de Montevideo.
O programa é composto por três mesas nas quais estarão presentes associações, acadêmicos, funcionários e instituições relacionadas à acessibilidade audiovisual. Durante os dois dias haverá conversas sobre políticas públicas, boas práticas e desafios em relação ao acesso ao audiovisual e a cultura das pessoas cegas e surdas, como direito fundamental de todas as pessoas.
Além disso, na quinta-feira 25 às 19hs haverá uma exibição acessível para pessoas cegas e surdas do filme uruguaio “Locura al Aire”, das diretoras Leticia Cuba e Alicia Cano. A exibição, na Praça República Española, em frente ao Edifício MERCOSUL, é livre e gratuita.
As atividades da sexta-feira 26, acontecem na Faculdade de Informação e Comunicação da UdelaR. Neste dia o programa será focado na acessibilidade ao patrimônio audiovisual, e será acompanhada da projeção de quatro curtas-metragens patrimoniais do MERCOSUL que tiveram sua versão acessível realizada pela Prefeitura de Montevidéu.
Programa de curtas patrimoniais em versão acessível
“Inauguración del Estadio Centenario” (Uruguay, 1930/ 2.43 minutos)
Direção desconhecida
“El amigo” (Argentina, 1960/ 10.27 minutos)
Direção e Produção: Leonardo Favio
“La catástrofe de Encarnación” (Paraguay, 1926/ 13.08 minutos)
Direção de Hipólito Carrón
“Fútbol - Campeonato Estadual” (Brasil, 1927/ 13.16 minutos)
Produção de Ita Film - Empresa Cinematográfica Rio Grandense
Premiação “Concurso de Boas Práticas da Sociedade Civil do MERCOSUL em Acessibilidade Audiovisual”
Na quinta-feira 25 também será a entrega oficial do Prêmio do “Concurso de Boas Práticas da Sociedade Civil do MERCOSUL em Acessibilidade Audiovisual” com a presença dos representantes dos projetos ganhadores: o "Festival Internacional de Cine Sordo de Argentina (FICSor)" e "Festival VerOuvindo: Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife" do Brasil.
O Festival FiCSor é a primeira plataforma de exibição de filmes nacionais e internacionais do país e a segunda na Região Sul-americana, vinculadas à cultura e identidade Surda. O Festival VerOuvindo é uma mostra competitiva de curtas com audiodescrição, com atividades formativas: oficinas master classes e debates, colaboraram com a reflexão sobre a temática para incentivar a profissionais de diversos estados do Brasil.
Acesse à programação completa: