20 de maio, 2014
Exibição especial de curtas do Mercosul no MicSul
Começou na semana passada o MicSul (1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul), em Mar del Plata, Argentina. No sábado, 17 de maio, das 19h às 21h, foram exibidos vários curtas da região, por iniciativa do INCAA e da RECAM, no Salão Dauphine do Hotel Provincial. Os curtas eram dos realizadores convidados e presentes no evento.
Foram exibidos: "Poetas - Proyecto Cross Media", de ORIGAMI e "La Mujer Rota" do diretor Jeremías Segovia. Ambos os trabalhos foram apresentados pelo produtor uruguaio Martín Ubillos. Também foram exibidos "Oleguns Olofé" por Tarsila Alves, “Se Eu Demorar uns Meses”, de Livia Pérez, ambas realizadoras brasileiras, e "Luz e Sombras" do mexicano/uruguaio Salomón Reyes, da Produtora Saladero 19.
O objetivo da abertura deste espaço é apresentar ao público alguns dos resultados das Oficinas de Capacitação Artística do Programa MERCOSUL Audiovisual, cooperação entre a União Europeia e o Mercosul, desenvolvidas pela RECAM, cuja Entidade Executora é o INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales), da Argentina. Estas Oficinas, com mais de 100 participantes, foram feitas no início de 2013 em Assunção, Paraguai. Também foram exibidas as entrevistas realizadas aos alunos e professores, onde contavam sobre a experiência vivida e o clima de integração compartilhado durante essas semanas.
A seguir, exibiram três curtas-metragens paraguaios, rodados com as equipes que participaram da oficina final, “Vida Reciclada”, de Daniela Candia, “Leona”, de Hebe Duarte e “Y al tercer dia”, de Osvaldo Ortiz. Vale dizer que estes curtas paraguaios continuam ganhando prêmios em festivais internacionais.
Todos os participantes da jornada agradeceram a oportunidade de compartilhar os seus trabalhos com o público do MicSul.




