1 de outubro, 2025
Convocatória VIII Concurso Acessibilidade Audiovisual do MERCOSUL
A Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL (RECAM) abre inscrições para o VIII Concurso de Boas Práticas da Sociedade Civil do MERCOSUL em Acessibilidade Audiovisual. Assim como nas edições anteriores, o objetivo do Concurso é conhecer, premiar e divulgar experiências exitosas no âmbito local que possam ser transformadas em referências aplicáveis no contexto regional.
As inscrições estarão abertas até 31 de outubro de 2025 e poderão ser realizadas por meio do formulário disponível em espanhol e português. O concurso concede um prêmio de USD 1.000, e as experiências selecionadas serão publicadas no portal da RECAM, promovendo sua visibilidade e projeção regional.
Vencedores de edições anteriores
- I Edição: FicSor Festival de Cine Sordo (Argentina) e Ver Ouvindo (Brasil).
- II Edição: Ciclo de Cine Accesible – Red Mate e Unión de Ciegos del Uruguay.
- III Edição: Plataforma Teilú (Argentina) e Filmes que Voam (Brasil).
- IV Edição: Plataforma de cinema acessível PingPlay (Brasil).
- V Edição: Festival Internacional “Assim Vivemos” (Brasil).
- VI Edição: Videolivros em Libras – Asociación Civil Canales (Argentina), com Menção Especial a Iguale Comunicação e Produção de Acessibilidade (Brasil).
- VII Edição: Plano Conjunto (Brasil).
O Concurso e a premiação se desenvolvem no âmbito da Presidência Pro Tempore Brasil. Além disso, a RECAM impulsiona de forma contínua atividades voltadas a fortalecer a acessibilidade no setor audiovisual do MERCOSUL, como a organização de encontros regionais, a circulação de ciclos de cinema acessível na Plataforma MERCOSUL Audiovisual e o circuito de salas na região.
Sobre a RECAM
A RECAM é um organismo oficial do MERCOSUL que promove a integração regional do setor audiovisual. É integrada pelas principais autoridades nacionais de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai na área. Seu programa de trabalho inclui as áreas de Formação, Coprodução, Patrimônio e Circulação. Desde 2015 incorpora a acessibilidade audiovisual como eixo transversal de suas atividades.
Consultas: acessibilidade@recam.org