28 de março, 2025
Dois anos da Plataforma Mercosul Audiovisual

A Plataforma Mercosul Audiovisual completa dois anos desde seu lançamento, consolidando-se como um espaço para a difusão e promoção do cinema da região. Criada pela Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM), seu objetivo é ampliar as janelas de exibição dos curtas-metragens da região e manter um espaço para versões acessíveis.
Desde o início, a Plataforma tem dedicado atenção especial à acessibilidade audiovisual. Desenvolvida com o assessoramento de especialistas na área, contou com a consulta de profissionais cegos e surdos para promover uma experiência mais inclusiva. Abrangendo toda a região do Mercosul, a plataforma oferece conteúdos em diferentes idiomas — espanhol, português e guarani (do Paraguai) — e incorpora línguas de sinais, como LIBRAS, LSA e LSU, ampliando assim o acesso a um público mais diverso.
Ao longo desses dois anos, a plataforma apresentou diversos ciclos temáticos que refletem a riqueza cultural e artística do Mercosul. “Retratos familiares” reúne curtas-metragens sobre os laços familiares e suas complexidades; “Territórios em transformação” aborda as mudanças sociais, econômicas e ambientais na região; “Curtas infantis do Mercosul” promove a identidade cultural desde a infância; e “Cidade e Vivências Urbanas” explora como o ambiente urbano molda a vida de seus habitantes, desde a luta cotidiana até a transformação do espaço público em um cenário de arte e identidade.
A Plataforma Mercosul Audiovisual tornou-se um espaço para a circulação do cinema regional, promovendo a integração cultural. Além de ampliar o acesso do público a obras de diferentes países, contribui para a difusão de histórias que refletem a diversidade cultural, social e linguística do Mercosul.