28 de março, 2025
RECAM impulsiona acessibilidade e a difusão do cinema regional no início de 2025

Neste começo de ano, a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL (RECAM) continua trabalhando em seu objetivo de promover a circulação de obras, com participação em vários espaços da região.
Em fevereiro, a RECAM acompanhou o I Simpósio Interdisciplinar ÍnterAccesoUy sobre Comunicação e Acessibilidade realizado em Montevidéu, participando de uma mostra de curtas-metragens acessíveis, incentivando para que mais produções audiovisuais possam alcançar públicos diversos.
No Uruguai, também esteve presente na III Mostra de Cinema do Tridente, em Rocha, com a Mostra de Cinema Infantil do MERCOSUL, aproximando do público infantil histórias que refletem a identidade e a diversidade cultural da região.
Na Argentina, as obras premiadas pela RECAM continuam programadas nas salas argentinas integrantes dos Espaços INCAA Mercosul, como a Sala Tita Merello da Universidade Nacional de Lanús, Província de Buenos Aires, Sala Microcine Caraffa (Municipalidade de La Cumbre) Província de Córdoba, Sala Cine Teatro General San Martin (Municipalidade de Puerto de Rico) Província de Misiones e Sala Cine Auditorium Julio Encina (Fundação Sétimo Arte de San Salvador) Província de Jujuy.
Além disso, no mês de março, estreou um Ciclo especial de curtas-metragens do MERCOSUL na plataforma Retina Latina. Este ciclo apresenta uma seleção de curtas-metragens latino-americanos sobre diversas temáticas, com um foco especial na acessibilidade.
Essas ações incentivam a chegada do cinema do MERCOSUL a novos públicos e fortalecem sua presença em diversos espaços culturais.